Foto: Arquivo pessoal
Santa Maria se despede de um dos grandes nomes da arquitetura local. O colombiano Pepe Reyes morreu na manhã desta quinta-feira (10), aos 89 anos, de insuficiência cardíaca. A despedida será realizada a partir das 15h desta quinta até as 10h30min de sexta (11), na Capela A do Crematório Santa Rita, na Avenida Evandro Behr, 2833, no Bairro Camobi. Ele será cremado em seguida.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pepe veio morar em Santa Maria no final dos anos 1960, onde contribuiu para a criação de projetos arquitetônicos nos setores público e privado. Seu portfólio inclui obras como o pórtico de acesso à cidade, o Park Hotel Morotin, Itaimbé Palace Hotel, a Policlínica Wilson Aita e o Altar Monumento da Medianeira. Além disso, atuou na prefeitura como secretário de Planejamento no final da década de 1960 e foi um dos responsáveis pela formatação do primeiro Plano Diretor do município, em colaboração com os arquitetos Danilo Landó e Paulo Hollweg.
Em junho de 2024, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria e recebeu o título de “Cidadão Santa-mariense”, homenagem entregue à pessoa natural de outro município que, por sua atuação social, cultural, política, econômica e administrativa, tenha prestado relevante serviço em Santa Maria.
Pepe vivia em Santa Maria e atuava como um dos sócios da Acrópole Adminstradora e Construtora LTDA, fundada em maio de 2021. Ele deixa a esposa Jussara e os filhos Martin, 52 anos, Thays, 32 anos, e Carolina, 25 anos.

Quem é Pepe Reyes
José Maria Reyes Peinado, nascido em Bogotá, Colômbia, começou sua trajetória acadêmia na Universidade De Los Andes, em Arquitetura e Urbanismo. Logo depois, transferiu-se para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde concluiu sua formação em dezembro de 1963. Após a graduação, Pepe Reyes mudou-se para São Paulo, onde trabalhou por um ano. Ele também realizou um curso de Pós-Graduação em Madrid, Espanha, com bolsa de estudos “Francisco Franco”.
Durante 15 meses, dedicou-se ao estudo da Moradia Popular, focando especialmente nos Núcleos Habitacionais da Região Sul da Espanha (Granada).
De volta ao Brasil, consolidou sua carreira de arquiteto em Santa Maria, contribuindo para o mercado local por mais de 50 anos.
À convite dos prefeitos Francisco Alvares Pereira e Luis Alves Rolim Sobrinho, atuou no setor público como secretário de Planejamento no final da década de 1960. Junto dos colegas Danilo Landó e Paulo Hollweg, foi um dos responsáveis pela formatação do primeiro plano diretor da cidade.
Seu portfólio inclui desde residências de variados tamanhos até projetos institucionais e comerciais, como o Centro Cívico de Santa Maria, o Clube Português em Pelotas, e diversas agências do Banco do
Brasil. Veja a lista completa abaixo:
Algumas das obras projetadas em Santa Maria
- Centro Cívico da cidade de Santa Maria;
- Palace Louvre Residencial;
- Pórtico de acesso à cidade;
- Residencial Solar Gaudí;
- Residencial Costa Azul;
- Itaimbé Palace Hotel;
- Edifício General Argemiro Souto;
- Residencial Porta do Sol;Residencial Córdoba Palace;
- Residencial Royal Garden;
- Convento das irmãs Schoenstatt;
- Park Hotel Morotin;
- Edifício Residencial Sevilha;
- Edifício Província de São Pedro;
- Residencial Grand Palace;
- SKY Business Center;
- Altar Monumento da Medianeira;
- Policlínica Provedor Wilson Aita;
- Monumento ao Blindado do Exército.
Em outras localidades:
- Agências do Banco do Brasil em diferentes cidades do Estado;
- Residências de todos os tipos, de áreas de 300m² até 1.400m² em mais de dez cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina;
- Clube português na cidade de Pelotas,com a maior estrutura em madeira do estado;
- Centro de eventos municipal de São Lourenço do Sul